Essa é a segunda parte de um texto de uma matéria divida
em três, então fiquem atentos que aqui estarei mostrando como lidar com um
personagem Ancião.
A matéria será divida da seguinte maneira:
Narrando para
Ancillae em Vampiro: A Máscara !
Narrando para
Ancião em Vampiro: A Máscara !
Se você ainda não deu uma
conferida na primeira parte, onde eu dou dicas de como narrar para Vampiros
Ancillae, da um visitada lá no nosso blog no seguinte link:
Narrando para Ancião: Muito bem
agora seus jogadores são todos da Sexta a Oitava geração com uma media de 300 a
800 pontos de experiência distribuídos na ficha, isso significa que eles estão
extremamente fortes e que provavelmente já trazem dificuldades a narrativa.
Vampiros neste nível são os
mais ativos da Jyhad, pois eles já se livraram da inocência de seus poderes e
sabem muito bem como usá-los e isso geralmente eleva o seu ego até um ponto
que eles se sentem quase imbatíveis.
- Inimigos: Esta é a hora perfeita
para apresentar um Antagonista a altura que pode ser letal, mais como enfrentar
um grupo de jogadores Anciões ??.. pois é pode parecer complicado, mais apenas
um Ancião inimigo pode ser o suficiente para o fazer, tudo depende de como você
apresenta ele para os jogadores. Inimigos não necessariamente precisam ser
aquele cara mal que vai contra tudo e todos, pode ser aquele líder de Seita que
foi contra suas atitudes, um ex-amigo do grupo ou até mesmo sua amante que sabe
a hora de te atacar.
- Eles não estão sozinhos: Apresentar
os outros seres sobrenaturais é apenas recomendado quando eles já forem
anciões, você pode sim dar sinais de sua existência quando ainda Ancillae porem
colocá-los como inimigos é apenas recomendados para Anciões. Lembre-se tem
muito o que explorar em Vampiro a Mascara, mais nada como colocar um Lobisomem
para embaçar a mesa um pouquinho (nota:
tem lobisomem dentro de cidade também!! Rsrs).
- Historias individuais:
Aproveite essa fase para deixar que os jogadores praticamente narre para si
próprio. Ensine de maneiras sutis como eles devem procurar poder por conta
própria e que desenvolvam suas próprias crônicas individuais, isso é muito
importante.
- Consequencias: Você pode
muito bem lidar com as conseqüências dos atos passados dos jogadores, deduzindo
que eles entendem que suas respectivas Seitas têm regras, agora o mestre pode
aprofundar nesse assunto. Lidar com regras não é de costume de um Ancião, pois
então molde esse fato neles antes de se tornarem Matusalém, se para isso
acontecer eles tiverem que ser expulsos ou caçados, faça. Regras podem
definitivamente colocar qualquer Ancião na linha. Isso pode gerar uma ótima
crônica, pois em toda mesa tem aquele fiel as regras da Seita e o desordeiro,
uma briga interna entre os jogadores pode agitar as coisa, mais muito cuidado
com isso e saiba intervir se necessário.
- Morte: Esse recurso deve ser
usado com extrema cautela. Como eles estão no ápice de seus poderes é normal
que eles acabem lutando muito, e uma dica valida é, quanto mais um jogador
procurar por briga mais chances de morrer ele tem, por isso se aquele brigão
vier a perder a ficha use ele de exemplo para os demais jogadores. Existe
varias maneiras de dar um fim na existência de um Vampiro Ancião, pois não é apenas
em batalha que ele pode vir a morrer, existem varias adversidades que podem o
fazer (maldições talvez).
Soul.
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